Ozônio em Vinícolas

Publicado por: Ozonic Geradores de Ozônio Categoria: Tratamento de Água Publicado em:
Ozônio em Vinícolas

A utilização do ozônio em adegas permite a sanitização eficaz sem a perda de qualidade do vinho ou alterações de sabor. 

Utilização do Ozônio em Vinícolas

Uma das maiores preocupações de vinícolas é a contaminação cruzada entre os lotes de vinhos que pode estragar o sabor dos vinhos.

Ao utilizar ozônio em adegas é possível obter um alto índice de economia, devido a redução do consumo excessivo de água e eliminação de produtos químicos. 

A utilização do ozônio em vinícolas é uma alternativa ecológica para desinfecção de barris, superfícies, equipamentos, limpeza de tanques, CIP de tubulação:

  • Barris: Realizar o enxague de barris e tanques de vinho com água ozonizada, sem utilização de químicos, elimina bactérias e leveduras, inclusive Brettanomyces (género de levedura na família Saccharomycetaceae).
  • Superfícies e Equipamento: Caixas de colheita, tanques, caixas, pisos, equipamentos de engarrafamento e as garrafas podem ser sanitizadas com água ozonizada.
  • Tanques: Os tanques de aço inoxidável se ficarem vazios por um período de aproximadamente 1 semana ou menos perde a sanitização inicial. O ideal é lavar com água ozonizada antes da nova utilização.
  • CIP: A higienização com ozônio está de acordo com os processos CIP (Clean in Place) e atende as normas de sanitização.

O nível de higienização com o uso do ozônio é comparável com os resultados obtidos com uso de soda cáustica. Sem utilização de química e com redução do custo de água. Os envolvidos no processo estarão isentos de insalubridade. 

O ozônio também pode e deve ser utilizado na preservação do tempo de vida útil das uvas, evitando perdas desnecessárias.

A água ozonizada também pode ser utilizada para irrigação dos vinhedos, eliminando pragas e conferindo maiores nutrientes para o cultivo das uvas.

A Ozonic fabrica geradores de ozônio que podem ser configurados para operação automatizada do processo de higienização, elimina desperdício e otimiza o aproveitamento do ozônio gerado.

Comentários

Deixe o seu comentário

* Campo obrigatório