Ozônio na Indústria de Laticínios

Publicado por: Ozonic Geradores de Ozônio Categoria: Agronegócio Publicado em:
Ozônio na Indústria de Laticínios

A utilização de ozônio na indústria de laticínios é uma excelente opção para realizar descontaminação de forma segura e eficiente.

UTILIZAÇÃO DE OZÔNIO NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS PARA DESCONTAMINAÇÃO

Comumente são utilizadas substâncias cloradas nesse processo. Apesar da eficiência germicida do cloro, a toxicidade potencial dos subprodutos da cloração torna o processo cada vez menos atrativo. Esses subprodutos, chamados compostos halogenados, são reconhecidamente carcinogênicos de forma a representar um risco à saúde dos consumidores. Assim, o uso do ozônio tornou-se frequente nas últimas décadas em função da implementação de padrões cada vez mais rigorosos em relação aos subprodutos da cloração. 

Tecnologias para descontaminação com ozônio na indústria de laticínios

O uso do ozônio tornou-se notório nas últimas décadas em função da implementação de padrões cada vez mais restritos em relação aos subprodutos da cloração. 

Ao contrário do cloro, o ozônio não forma subprodutos halogenados com a matéria orgânica, mas pode induzir a formação de outros subprodutos orgânicos e inorgânicos. 

Onde pode ser aplicado ozônio na indústria de laticínios?

A higiene é um fator essencial no processamento de alimentos que implica em uma eficiente e controlada limpeza e/ou esterilização dos equipamentos usados nos processos. Os sistemas Cleaning-In-Place (CIP) e Sterilization-In-Place (SIP) foram criados para a limpeza e desinfecção automatizados. Para tal, esses sistemas precisam ser confiáveis e repetíveis além de atender todas as rígidas regulamentações de higiene, como demandado pela indústria de alimentos.

O uso do ozônio no estágio de pré-enxague pode permitir a diminuição do uso do detergente em soluções de limpeza devido a sua propriedade satisfatória na remoção física de sujidades.

Nas câmaras de armazenagem, pois os microrganismos presentes no ambiente de processamento e de estocagem de alimentos podem levar à contaminação do produto acabado.

Comentários

Deixe o seu comentário

* Campo obrigatório